Na competição pelo pódium do segmento Premium da
Alemanha, a linha luxuosa de Ingolstadt
agora conta com a potência do PowerControl X da DTE Systems.
O Audi A8 50 TDI
apresenta um motor V6 com 286 cv. Mas, com o PowerControl X atinge 322 cv, deixando
para trás a Mercedes S 350 d (286 cv) e a mais poderosa BMW, a 740d (320 CV). O
aumento do desempenho do novo Audi A8 alcança o máximo torque de 669 Nm.
O mais leve toque no
pedal do acelerador entrega um enorme resultado: Um aumento tangível em potência
e torque em todas as faixas de velocidade.
No compartimento do
motor – atrás da grade “single-frame” redesenhada – o Audi A8 é conectado ao
PowerControl X. O módulo é conectado aos sensores centrais do motor e o
recebimento dos sinais são capturados, otimizados e dinamicamente transmitidos
à ECU.
O PowerControl X
utiliza a tecnologia multi-map e controla perfeitamente as necessidades do
motor. Por exemplo, ele também pode ser
utilizado, sem restrições, em veículos com filtro de partículas diesel. E,
aliás, o PowerControl X está de acordo com os limites de emissão, confirmado
com certificação.
O PowerControl X é o
mais novo produto da DTE Systems e a característica especial é que ele pode ser
controlado no painel através do aplicativo para smartphone, que apresenta
informações em tempo real sobre a performance do motor.
E o Audi A8 recebeu
também o New DTE, gerenciador da curva de resposta do torque. Com duas
conexões, o New DTE é instalado ao pedal do acelerador do Audi. Originalmente,
o A8-TDI 50 chega a 100 km/h em 5.9 segundos e agora o New DTE otimiza a aceleração
em até 10%.
Os resultados são
convincentes: A resposta é muito mais dinâmica, com cada movimento do acelerador
sendo transmitido à roda sem delay. E, com o New DTE, o condutor pode escolher
entre 21 diferentes programações de tuning.